top of page
Foto do escritorTognetti Advocacia

Novos procedimentos para assinaturas eletrônicas na JUCESP

A Deliberação nº 1 do Plenário da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), de 19 de agosto de 2020, tem o intuito de disciplinar a forma de apresentação e arquivamento de atos empresariais mediante utilização de assinaturas eletrônicas.


De acordo com referida Deliberação, a JUCESP adotará a coexistência do Registro Digital (VRE Digital), com os métodos tradicionais (apresentação física dos documentos), até que todos os atos e tipos jurídicos estejam contemplados no sistema informatizado. As seguintes formas de assinaturas serão aceitas:


- Assinatura eletrônica qualificada (certificado digital e-CPF, padrão ICP-Brasil);

- Assinatura eletrônica avançada, que possibilite a validação e a verificação das assinaturas e a integridade do documento no meio eletrônico, através de QR Code, hash, ou código de validação;

- Assinatura de próprio punho, caso em que os atos serão digitalizados e apresentados com declaração de sua autenticidade assinada eletronicamente pelo requerente, acompanhados de cópias simples dos documentos.


Pode o advogado, contador ou técnico em contabilidade atestar que a cópia do documento apresentado corresponde ao original, mediante apresentação de cópia simples de sua carteira de registro no órgão de classe correspondente.


Não serão aceitos, perante a Junta Comercial do Estado de São Paulo, atos empresariais assinados mediante a utilização de assinatura eletrônica simples pelos signatários, sendo que os respectivos registros apenas serão deferidos mediante as formas de assinatura digital acima referidas.

583 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page